zeclovis@portoweb.com.br
DEMOCRATIZAÇÃO
DA ESCOLA: DIMENSÕES
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO COM PERMANÊNCIA
GESTÃO VERTICALIZADA
AUTORITARISMO = MANUTENÇÃO DE PRIVILÉGIOS
ESTRUTURA VERTICAL = EXCLUSÃO
INIBIÇÃO DA CRIATIVIDADE = PASSIVIDADE
PROBLEMAS DE INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO
BAIXO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO
DESCOMPROMISSO COM OBJETIVOS E METAS
O SER É REDUZIDO A OBJETO
TRABALHO INDIVIDUAL
GESTÃO HORIZONTALIZADA
DEMOCRACIA = IGUALDADE NA DIVERSIDADE
ESTRUTURA HORIZONTAL = INCLUSÃO
ESTÍMULO À CRIATIVIDADE = PARTICIPAÇÃO
RELAÇÕES CONSTRUTIVAS = SUJEITOS ATIVOS
SATISFAÇÃO PESSOAL = AUTORREALIZAÇÃO
COMPROMISSO COM OBJETIVOS E METAS
FORMAÇÃO DE SUJEITOS HISTÓRICOS
TRABALHO COLETIVO
COMPROMISSOS DA GESTÃO
COMPROMISSO SOCIAL DO GESTOR = CONSERVAR E
TRANSFORMAR
QUEM PAGA O TRABALHADOR PÚBLICO?
DE ONDE VEM OS RECURSOS PÚBLICOS?
O QUE É SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE?
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DA
COMUNIDADE?
ALGUMAS TAREFAS TÍPICAS
CONSTRUIR O COLETIVO DA ESCOLA
VIABILIZAR ESPAÇOS DE ESTUDO E DISCUSSÃO
MEDIAR CONFLITOS
GARANTIR O ACESSO DE TODOS ÀS INFORMAÇÕES
ESTIMULAR A ORGANIZAÇÃO DOS SEGMENTOS
ACOMPANHAR O FUNCIONAMENTO DAS DIFERENTES
INSTÂNCIAS DA ESCOLA
CONSOLIDAR A ESCOLA COMO UM ESPAÇO PÚBLICO
ALGUMAS PREOCUPAÇÕES
ESSENCIAIS
DEFINIÇÃO CLARA ENTRE A ATIVIDADE MEIO E
ATIVIDADE FIM
A ATIVIDADE MEIO DEVE SUBORDINAR-SE AO FIM
O ADMINISTRATIVO DEVE ATUAR EM FUNÇÃO DO
PEDAGÓGICO
O PROJETO PEDAGÓGICO DEVE PREVER OS
MEIOS
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
A ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO
ELEIÇÃO DE UM PROGRAMA
PROGRAMA DE GESTÃO ARTICULADO NO
PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
ESTRUTURA
EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL
E MÉDIO MANTIDOS PELO MUNICÍPIO
INSTITUIÇÕES INFANTIS PRIVADAS
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ALGUMAS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
ENCAMINHAR A ELABORAÇÃO DO PLANO
MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA: ORGANIZAR, EXECUTAR, MANTER,
ADMINISTRAR, COORDENAR E CONTROLAR O
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
VELAR PELA OBSERVÂNCIA DA LEGISLAÇÃO, DAS
DECISÕES DO CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ALGUNS TÓPICOS PARA A
ORGANIZAÇÃO DEMOCRÁTICA
ORGANIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
PESQUISA SOCIOANTROPOLÓGICA
COMPLEXO TEMÁTICO
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: REFLEXÃO DE TODOS OS
SEGMENTOS; PROCESSO CONTÍNUO; CUMULATIVO E
PERMAMENTE; INVESTIGADORA E DIAGNÓSTICA
REGIMENTOS ESCOLARES: CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE
POR TODOS OS SEGMENTOS
ESPAÇOS POSSÍVEIS PARA UMA
GESTÃO DEMOCRÁTICA
CONGRESSO MUNICIPAL: FÓRUM MÁXIMO DE DELIBERAÇÃO DOS
PRINCÍPIOS NORTEADORES (COMPOSIÇÃO)
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS: OP/ESCOLA
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS DECISÕES
ELEIÇÃO DIRETA E UNINOMINAL PARA A DIREÇÃO DA ESCOLA, ELEIÇÃO
DOS CONSELHOS ESCOLARES
AUTONOMIA DA COMUNIDADE PARA DEFINIR O PROJETO POLÍTICO-
PEDAGÓGICO, OBSERVADA A LEGISLAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DO
CONGRESSO NACIONAL
AUTONOMIA DA GESTÃO FINANCEIRA
LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO À COMUNIDADE
ESCOLAR
ABERTURA DOS ESPAÇOS DA “ESCOLA” À
COMUNIDADE
FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS “EDUCADORES” (AS)
E DEMAIS SUJEITOS
CONSELHOS ESCOLARES
Funções consultiva, deliberativa e administrativa
Órgão máximo da escola
Elaborar seu regimento
Participar da elaboração e aprovar o Plano Administrativo Anual
da escola, apresentado pela Direção, incluindo a aplicação dos
recursos financeiros
Criar e garantir mecanismos de participação
Divulgar informações sobre o uso dos recursos, qualidade dos serviços e
resultados obtidos
Coordenar processos de discussão sobre o Regimento Escolar
Opinar e deliberar sobre o currículo no âmbito da competência da escola
Definir o Calendário escolar na competência da escola
Fiscalizar a Gestão Administrativo-Pedagógica da escola
SOBRE A AUTONOMIA DA ESCOLA
LIMITES LEGAIS
LDB
Lei Estadual
Constituição
Lei Orgânica Municipal
Legislação Municipal da Educação
LIMITES ÉTICOS
O PRINCÍPIO DA INTERDEPENDÊNCIA E DO
TRABALHO COLETIVO
A REDE COMO COLETIVO
CONCLUSÕES
O PÚBLICO E O ESTATAL
A ESFERA PÚBLICA DE PARTICIPAÇÃO
DEMOCRATIZAÇÃO E DESPRIVATIZAÇÃO DO
ESTATAL
PARTICIPAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO
A CONSTRUÇÃO DA ESFERA PÚBLICA NA
EDUCAÇÃO
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA:
uma questão pedagógica
- Conhecimento da
realidade social
- Currículo e conhecimento pertinente
- Princípio de convivência
- Gestão participativa
- Avaliação emancipatória
- Conhecimento para todos - Formação de sujeitos cidadãos
Nenhum comentário:
Postar um comentário